-
Arquitetos: Gubbins Arquitectos; Pedro Gubbins Foxley, Victor Gubbins Browne
- Área: 3281 m²
- Ano: 2009
-
Fotografias:Cortesía de Gubbins Arquitectos
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está inserido num terreno que possui 25 metros de largura e uma profundidade de 100 metros. Isto permite desenvolver um edifício de quatro pavimentos ocupando praticamente toda a superfície do terreno, criando uma escala protagonista dentro da comunidade.
A estratégia para conseguir não "manter" as dimensões do prédio (larguras e comprimentos) foi a de organizar o programa do Colégio dentro de um grande volume regular, com base numa ação dupla, alternando salas de aula e pátios nos diferentes níveis e por ambos os lados da circulação central. Isto permitiu abrir as perspectivas transversais ao terreno, com vistas à cordilheira e para o pôr do sol.
Dada a orientação norte-sul, se projeta um sistema de fachada estrutural baseado em muros no formato "U", permitindo uma profundidade para a proteção solar proveniente do leste e oeste. Além disso, cria-se um sistema base para o mobiliário interior das salas de aula, e um ritmo entre os muros de alvenaria e concreto que dão conta do comprimento e altura do volume final.